Análise Bioenergética

É uma abordagem que inclui, no processo psicoterapeutico, a linguagem do corpo com toda sua história e emoções. Teve início, no Estado do Espírito Santo, nos anos noventa, com um grupo de psicólogos, que ofereceram na ocasião, um curso que abordava as diversas linhas de psicoterapia corporal. A formação com a abordagem específica em Análise Bioenergética veio mais no final dos anos noventa com Orieta Silva Dalmonechi, psicóloga clínica e, na ocasião professora da Universidade Federal do Espírito Santo, com Antonio Tatagiba Vimercat, padre e professor universitário, recém chegado da Europa, com duas especializações sobre o corpo sendo uma em filosofia e outra em teologia e, com Renata Poli, psicóloga clínica e professora.

Os três que fundaram o curso de Análise Bioenergética no Espírito Santo fizeram sua formação em São Paulo. O objetivo é a formação de psicoterapeutas clínicos em Análise Bioenergértica. No final da formação, tendo cumprido todas as exigências, o aluno receberá o certificado de terapeuta bioenergético (CBT) pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA). Com este certificado o aluno se registrará no Conselho Regional de Terapeutas (CRT) adquirindo sua carteira profissional com seu número de registro. O profissional poderá trabalhar no consultório particular e em diversas instituições. Algumas empresas convidam para ajudar seus colaboradores estabelecerem melhor contato com seu próprio corpo e com todo o ambiente de trabalho. As escolas convidam para ajudar os vestibulandos lidarem melhor com o estresse próprio do momento que antecipa os exames. Às vezes, escolas de ensino médio e fundamental, convidam para trabalhar com os professores devido o impacto das mudanças rápidas e profundas que as novas tecnologias e a inteligência artificial causam na sociedade atual.

A Análise Bioenergética está incluída, pelo Ministério da Saúde, às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Isto abriu um grande leque de possibilidades. Em Vitória o curso acontecerá no Centro de Formação em Ponta Formosa. Lugar integrado à natureza, entre árvores e mar, e muito apropriado ao contato consigo, com o outro e com o meio ambiente. Favorece o processamento do aprendizado. Não é uma formação onde busca e leva o conteúdo. Mas se processa o conteúdo numa aprendizagem através de workshops teórico-vivenciais. O profissional vivencia antes de utilizar o aprendizado com o outro. O que o corpo aprende ele não esquece. O conteúdo, no dizer de um médico norte-americano, S. Keleman, é corporificado no processo de aprendizado. O curso acontecerá de fevereiro a dezembro com um módulo mensal iniciando às sextas-feiras, às 19:00, e terminando domingo, às 17:00 , durante três anos. Os professores são de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e do próprio Estado do Espírito Santo. Alguns lecionam nos institutos de Análise Bioenergética de outros países como Japão, Rússia, Portugal e Itália.

×